Bem-vindos a Barreirinha - Amazonas - Brasil | Welcome to Barreirinha - Amazon - Brazil

 
                               
 
 
 
 
 
 
 
Como surgiu o Touro Branco
 
 
 
 
 

 

 
 
 
     
 
Boi bumbá Touro Branco
 
     
 

Atendendo ao convite do então Prefeito da época Militão Dutra, vinha apresentar-se também na cidade de Barreirinha o Boi Garantido do Lago Grande, criado por moradores das margens do Lago Grande no Rio Andirá.

Dessa forma, o Boi Garantido do Lago Grande se apresentava em frente as residências de seus simpatizantes, mas seus brincantes não ousavam confrontar seu Boi com o Caprichoso de Barreirinha.

Há trinta anos, na gestão do coordenador do MOBRAL, João Pereira, juntamente com o senhor Lucio Sampaio e DINHA, surgiu o Boi Garantido de Barreirinha.

O garantido então se apresentava nas escolas da cidade. Depois disso surgiu o senhor Benedito Carneiro, conhecido carinhosamente por "Biniditinho ", que ajudou o Boi a ganhar mais expressão, tornando-se o verdadeiro contrario do Boi Caprichoso.

Outros bumbás

Surge o Boi Corre Campo, dissidente do Caprichoso de Barreirinha, que foi fundado pelo senhor Antonio Pereira. A sede do Boi Corre Campo era na Rua Getúlio Vargas.

Foi com o Boi Corre Campo que surgiram os primeiros encontros em frente a Igreja Matriz, onde é a Praça do Cristo Redentor. O encontro era igual ao de dois animais vivos. Os Touros se digladiavam, se confrontavam e o objetivo era jogar o adversário sobre a fogueira.

O Boi que caisse na fogueira perdia o confronto. E o vencedor saia correndo para não ser agarrado pelos simpatizantes do Boi adversario. Quase sempre o Boi perdedor saia com a pele queimada e o chifre quebrado por conta da violencia com que ocorriam os confrontos.

Com a morte de seu fundador Antonio Pereira, o Boi Corre Campo sumiu. O último organizador do Boi Corre Campo foi o senhor Edmilson Tavares Beltrão, o popular MIROCA, que era quem confeccionava o Boi. Nesse periodo ocorreram os confrontos mais acirrados.

Por exatos dois anos, o Boi Corre Campo chegou a ser temido pelos adversários, mas acabou sucumbindo a força do Caprichoso de Barreirinha, que sobrevive até hoje com o nome de Touro Preto. Lá se vão 73 anos de história da cultura do Boi Bumbá de Barreirinha.

O Boi passou a festa oficial no Governo do Prefeito Coriolano Cidade Lindoso. Dai por diante a brincadeira foi crescendo e ganhando proporções de festa popular. O ambiente mais apropriado para apresentação dos Bois quem deu enfase foi o então Prefeito Esmeraldo Nogueira Trindade com a inauguração da atual quadra municipal.

Os Bois passaram a receber apoio oficial, na forma de recursos financeiros, no Governo da então Prefeita Maria do Socorro Dutra Lindoso, filha do Prefeito Militão Dutra.

Fonte: Raimundo Beltrão (Pião), já falecido, sobrinho e filho dos fundadores dos bumbás

 
 

 

baeturismo © todos os direitos reservados
Criação: baeturism 2017 | Para anunciar mande e-mail para: estevesbae(arroba)gmail.com

As matérias e fotos aqui publicadas podem ser reproduzidas desde que citada a fonte
As matérias assinadas não refletem necessariamente a opinião de baeturismo, sendo de responsabilidade de seus autores